segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

ITINERANTE: Três anos de teatro e pensamento...



Ao completar três anos, Léo Souza fala sobre os avanços da Companhia e sobre as novas propostas de trabalho!


Começamos tentando explorar todos os aspectos de interpretação teatral e músical a partir da pesquisa de valores femininos para que o homem possa se descobrir dentro deste universo! Assim começou o trabalho com "Essas Mulheres!", cujo desafio principal era desvencilhar aquelas figuras grotescas do simples estereótipo e fazer com que o público acreditasse nos sonhos, nos devaneios daquelas personagens tão intrigantes. Com as brilhantes atuações de Cristiano Morais Neto e Ramon Gustaff, começamos a descobrir novas formas de entreter o espectador a partir da proposta de um espetáculo que pudesse fazer com que este adentrasse o mundo inevitável do pensamento social. Nesta fase as nossas escolhas, tanto estéticas quanto textuais - e é preciso ressaltar os brilhantes textos de Marcelo Campos e Lili Dustamankurs - conseguiram fazer com que o público encarasse aquelas mulheres como pessoas vivas, cujos sonhos e pesadelos sempre caminham em paralelo com o pensamento do próprio espectador! O espetáculo "Essas Mulheres!" desenvolvido entre os anos de 2006 e 2008 foi o primeiro trabalho do grupo!




Em "O Lustre..." talvez tenha sido mais difícil adaptar o espetáculo a uma linguagem popular. Construído para a Conclusão do Curso Superior de Teatro pela UFMG, o espetáculo carregava aspectos estéticos muito limitadores, que foram sendo transformados a partir do contato com o espectador. Daí pra frente começamos a namorar esteticamente cada pessoa da platéia, e o resultado final acabou sendo muito divertido. A valiosa contribuição do ator Gabriel Morais contribuiu bastante em toda a execução do trabalho de direção cênica, como também para facilitar o entendimento - ou não-entendimento - do complexo (e ao mesmo tempo simples) texto de Antonio Hildebrando!


"O Expresso!" foi talvez a primeira comédia que o grupo ousou fazer. E ousamos mesmo, pois o texto leve e bem formatado de Júnior Fonseca acabou nos fazendo descobrir um humor inteligente e difícil para um ator conseguir adequar ao que chamamos de time. Mas as nossas possibilidades estéticas se abriram quando decidimos inserir alguns elementos importantes esteticamente para a construção e o enlace da história, com destaque para os atores Matheus Furtado e Filipe Corrêa, que brilharam no comando desta maravilhosa viagem rumo ao Seculo XX.


"Soldados!" é uma história contraditória, que quer fazer com que o espectador reflita sobre as condições colocadas em uma guerra. O texto se caracteriza como uma tragicomédia romântica e alcançou um resultado surpreendente. Destaque novamente para os atores Matheus Furtado e Filipe Corrêa, agora acompanhados de Marina Diniz, que brilhava no papel de Maria, e da veterana Viviane Di Oliveira, que mais uma vez arrancava gargalhadas da platéia interpretando a fofoqueira Gertrudes! O resultado pode ser visto também no Segundo Festival Nacional de Teatro de Itaúna, onde os atores puderam experimentar o desafio de levar um texto construído para o palco Italiano para uma montagem de rua. "Soldados!" continuará em cartaz durante o ano de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGENDA!!!

  • MOSTRA ITINERANTE DE TEATRO/2009 - Vem aí a Primeira Mostra Itinerante de Teatro, que vai exibir em um final de semana os três primeiros espetáculos da Itinerante: "Essas Mulheres!", "O Lustre..." e "Soldados!". O Objetivo é levantar fundos para a montagem do próximo espetáculo do grupo, que está em fase de estudos. Você não pode perder. Em breve, no Teatro Vânia Campos, em Itaúna/MG.